Quinta-feira, Março 30, 2023

Os motores da transição para investimentos sustentáveis

André Themudo | Responsável de Negócios em Portugal, BlackRock

Atualmente, em qualquer carteira de investimentos, a sustentabilidade não pode ser deixada de lado. O investimento da ESG é cada vez mais procurado e a oferta para este tipo de produto tem acompanhado o ritmo da sua crescente procura.

Com o agravamento da situação macroeconómica em 2022, um ano de transição em contraste com a estabilidade económica dos últimos anos, e com as várias mudanças económicas, geopolíticas e de saúde pública, muitos investidores continuam a acreditar na sustentabilidade como um dos seus principais catalisadores para os seus investimentos. Acima de tudo, querem saber como se podem preparar para o risco climático e como podem captar oportunidades numa economia em transição.

Na BlackRock a nossa abordagem ao investimento baseia-se em três princípios, e aplicamos essa mesma abordagem à forma como avaliamos os fatores de risco e retorno relacionados com a sustentabilidade, incluindo os relacionados com o clima.

Quando falamos da procura deste tipo de soluções de investimento, existem 3 forças que podem explicar a sua elevada procura. Em primeiro lugar, a política governamental, uma vez que foi estimado que, por exemplo, os EUA estão a gastar 520 mil milhões de dólares na transição para 2022-2027 . Em seguida, há as preferências dos consumidores, uma vez que os comportamentos individuais mudaram em relação ao passado e novas gerações estão a emergir muito mais identificadas com estes valores, seja na forma como se vestem, como se movem e, com o passar do tempo, como investem. Por exemplo, as vendas anuais globais de veículos elétricos duplicaram em 2021. Finalmente, não podemos esquecer a inovação tecnológica. De acordo com a Agência Internacional de Energia, houve uma redução de 85% nos custos dos painéis solares durante a última década.

Se houver procura, é vital que haja oferta e os gestores, tais como a BlackRock, têm estratégias para permitir essa oferta. Das várias que existem, destacaria algumas das mais populares, nomeadamente as estratégias otimizadas, com alguns filtros, bem como as classificações de ESG e descarbonização ou métricas. Existe também a solução de investimento temático, onde uma carteira pode agregar áreas como as alterações climáticas, transporte elétrico, inclusão ou diversidade. Finalmente, há também a oferta Impact, onde o foco é investir em empresas cujo impacto é material, adicional e mensurável.

A abordagem global de investimento da BlackRock está enraizada no nosso dever fiduciário e informada por três princípios: começamos por compreender os objetivos de investimento do cliente no âmbito do mandato que nos dão; procuramos os melhores retornos ajustados ao risco; e sustentamos o nosso trabalho com investigação, dados e análises. Aplicamos essa mesma abordagem à sustentabilidade e à forma como avaliamos os fatores de risco e retorno relacionados com a sustentabilidade, incluindo o clima e a transição com baixo teor de carbono.

Ao procurar incorporar as diferentes visões dos nossos clientes sobre sustentabilidade nos nossos processos de investimento, podemos permitir-lhes fazer as escolhas certas para alcançar os seus objetivos.

Não temos dúvidas de que o mundo mudou, mas também sabemos que estamos apenas no início desta mudança e que a importância da sustentabilidade neste caminho é inquestionável. Uma carteira de investimentos sem qualquer preocupação com a sustentabilidade poderia deixar qualquer investidor mais distante dos níveis de rentabilidade que certamente desejará atingir. 

Partilhe este artigo:

- Advertisement -
- Advertisement -

Artigos recentes | Recent articles

O avanço da sustentabilidade nas empresas e no (novo) Governo

No novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou ao poder democraticamente em janeiro de 2023, a promessa é que o tema será tratado, assim como nas corporações, de forma transversal reunindo quase duas dezenas de ministérios.

Sustainability reporting: the point of no return

The sustainability topic has emerged as front and centre for any business model nowadays, with an increasingly demanding regulatory framework, calling both for transparency and action from leaders and managers.

“A sustentabilidade representa não só grandes desafios como também importantes oportunidades”

A sustentabilidade está incorporada na estratégica do novobanco, na nossa missão de gerarmos impacto positivo para a sociedade, e em contribuirmos para a promoção de práticas de investimento sustentável.

Floene: 175 anos a transformar energia em Portugal

A Floene, que opera a maior rede de distribuição de gás natural em Portugal, também abraçou o desafio da descarbonização através dos gases renováveis e já desenvolveu um piloto, no Seixal, de hidrogénio verde.

Aqui, nada se desperdiça, tudo é valorizado

O conceito de circularidade já era uma realidade na Corticeira Amorim, ainda antes da expressão entrar no léxico das empresas sustentáveis. Na companhia, líder mundial na transformação de cortiça, que se aplica em rolhas, pavimentos e revestimentos, entre outros produtos, aplicações e soluções, toda a cortiça é reaproveitada no processo de produção. A empresa desenvolve a sua actividade com impacto positivo na regulação do clima e ambiciona atingir 100 por cento da taxa de valorização de todos os resíduos.

Um planeta sustentável chamado Delta Cafés

A sustentabilidade faz parte do ADN da Delta Cafés já lá vão 60 anos. A empresa com sede em Campo Maior tem apostado em acções de sustentabilidade, consciente e empenhada em contribuir de forma activa para um equilíbrio entre os três pilares – económico, ambiental e social – de uma sociedade sustentável.

Mais na Prémio

More at Prémio

- Advertisement -