Quinta-feira, Março 30, 2023

A palavra que está na ordem do dia e que todos queremos seguir

O contexto social e económico que estamos a viver, com o período pós pandemia e a guerra na Ucrânia, fez despertar em nós a consciência de quanto somos vulneráveis. Não só em relação ao ambiente, mas também no que diz respeito a questões sociais e económicas, se nada fizermos poderemos colocar em risco a própria humanidade. Estamos mais bem preparados para um recomeço mais sustentável passando o modelo de economia circular de ser não só uma necessidade, mas uma obrigação.

A definição da Agenda 2030, já em 2015, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é agora mais importante que nunca. É uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (sócio, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.

Os ODS constituem uma oportunidade única e necessária para apoiar um crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo, sem o qual será impossível fazer face à emergência climática, à degradação da biosfera e às desigualdades sociais.

O desafio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e do Acordo Paris, cujo cumprimento das regras foram debatidas recentemente na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egipto, constituem um enorme desafio para o qual todas as organizações têm de se empenhar.

Dedicamos uma parte do site da Prémio a este tema, com um conjunto de artigos de opinião, entrevistas e reportagem que espelham o que se está a fazer de bem em Portugal na área da Sustentabilidade em geral e a nível corporativo (ESG) em particular.

Os artigos que abordam este tema estão classificados com um ou mais dos 17 ODS definidos pelas Nações Unidas, através das cores e ícones definidos para cada um, dependendo do tema a que diz respeito e dos objetivos que pretende impactar.

Partilhe este artigo:

- Advertisement -
- Advertisement -

Artigos recentes | Recent articles

O avanço da sustentabilidade nas empresas e no (novo) Governo

No novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou ao poder democraticamente em janeiro de 2023, a promessa é que o tema será tratado, assim como nas corporações, de forma transversal reunindo quase duas dezenas de ministérios.

Sustainability reporting: the point of no return

The sustainability topic has emerged as front and centre for any business model nowadays, with an increasingly demanding regulatory framework, calling both for transparency and action from leaders and managers.

“A sustentabilidade representa não só grandes desafios como também importantes oportunidades”

A sustentabilidade está incorporada na estratégica do novobanco, na nossa missão de gerarmos impacto positivo para a sociedade, e em contribuirmos para a promoção de práticas de investimento sustentável.

Floene: 175 anos a transformar energia em Portugal

A Floene, que opera a maior rede de distribuição de gás natural em Portugal, também abraçou o desafio da descarbonização através dos gases renováveis e já desenvolveu um piloto, no Seixal, de hidrogénio verde.

Aqui, nada se desperdiça, tudo é valorizado

O conceito de circularidade já era uma realidade na Corticeira Amorim, ainda antes da expressão entrar no léxico das empresas sustentáveis. Na companhia, líder mundial na transformação de cortiça, que se aplica em rolhas, pavimentos e revestimentos, entre outros produtos, aplicações e soluções, toda a cortiça é reaproveitada no processo de produção. A empresa desenvolve a sua actividade com impacto positivo na regulação do clima e ambiciona atingir 100 por cento da taxa de valorização de todos os resíduos.

Um planeta sustentável chamado Delta Cafés

A sustentabilidade faz parte do ADN da Delta Cafés já lá vão 60 anos. A empresa com sede em Campo Maior tem apostado em acções de sustentabilidade, consciente e empenhada em contribuir de forma activa para um equilíbrio entre os três pilares – económico, ambiental e social – de uma sociedade sustentável.

Mais na Prémio

More at Prémio

- Advertisement -