Quinta-feira, Março 30, 2023

Um planeta sustentável chamado Delta Cafés

Delta Cafés

A sustentabilidade faz parte do ADN da Delta Cafés já lá vão 60 anos. A empresa com sede em Campo Maior tem apostado em acções de sustentabilidade, consciente e empenhada em contribuir de forma activa para um equilíbrio entre os três pilares – económico, ambiental e social – de uma sociedade sustentável.

compromisso com a sustentabilidade abrange, aliás, todas as áreas da empresa e estende-se pela cadeia de valor da actividade da companhia, desde a frota eléctrica a painéis solares, passando por acções de economia circular ou de poupança de recursos hídricos, entre outros.

A parceria com a ‘start up’ Nãm, que em meados do ano passado cresceu para Cascais, é talvez a face mais visível de acções de economia circular. Nascido em 2018, em Marvila, Lisboa, é um projecto apoiado pela Delta, de uma quinta urbana que recorre desde 2020 a borras de café para o processo de cultivo orgânico de cogumelos de ostra frescos. É feita uma recolha controlada da borra de café nos clientes Delta em Lisboa, sendo os cogumelos posteriormente vendidos a esses mesmos clientes, completando um círculo perfeito.

A NÃM – Urban Mushroom Farm, em Marvila, e a unidade de produção de Famões, em Odivelas, têm uma capacidade de produção de 30 toneladas de cogumelos anuais, o equivalente a 100 toneladas de borra de café reutilizada. Em termos ambientais, estes números traduzem-se ao equivalente a 480 árvores plantadas e menos 1200 carros em circulação, que permite uma redução anual de consumo de 48 toneladas de CO2.

Em Junho de 2022, a Nãm Urban Farm abriu uma nova quinta urbana em Cascais, respondendo à crescente procura de cogumelos Nãm e criando uma ligação com a comunidade de agricultores urbanos de economia circular da autarquia, sendo, ao mesmo tempo, um espaço de aprendizagens educativas, fomentando a visita de escolas, partilhando a paixão pela sustentabilidade, pela agricultura urbana, e inspirando jovens empreendedores a criar novas ideias em prol de um mundo melhor.

Poupar o ambiente
Também a Delta Q eQo, a primeira cápsula biodegradável com tripla certificação (Biológica, UTZ e Rainforest Alliance), lançada em 2020, é um exemplo de circularidade da Delta, que, incentiva o cultivo de café de forma sustentável. A companhia utiliza na produção dos seus lotes, café proveniente de 60 origens, adquirindo o café com o objectivo de melhorar as condições de vida dos produtores, junto de quem desenvolve programas de apoio. Em Angola por exemplo, a empresa desenvolve várias acções para promover a capacitação dos produtores.

No transporte, a Delta substitui os camiões pelo comboio no transporte do café entre o porto de Lisboa e Campo Maior reduzindo a energia gasta e os níveis de poluição e, na transformação, mantêm uma preocupação constante em optimizar o consumo de recursos. Para tal, realiza o adequado tratamento dos resíduos gerados pela sua actividade, monotoriza a sua pegada carbónica ao longo do ciclo de vida do produto e procede à respectiva compensação.

Acresce a existência de um sistema de gestão integrado que incorpora a Qualidade, a Segurança Alimentar, o Ambiente, a Responsabilidade Social, e a Saúde e Segurança dos Colaboradores – todos têm direito a um seguro de saúde. A Delta Cafés tem contribuído para a criação de emprego e promoção do desenvolvimento sócio-económico na região do Norte alentejano.

Próxima das comunidades
A Delta, que foi pioneira em comercializar produtos neutros em carbono, assume o seu papel junto das comunidades. Promove o Voluntariado Empresarial, através da Associação Coração Delta, e tem apoiado actividades promotoras do bem-estar de crianças e idosos. Criou o Centro Educativo Alice Nabeiro, aberto à comunidade e com capacidade para 115 crianças, e o Centro Internacional de Pós-graduação Comendador Rui Nabeiro para a formação dos seus colaboradores e comunidade, entre outros apoios a instituições de ensino tendo por base este mesmo objectivo.

Outro bom exemplo de foco nas pessoas e nas comunidades é o projecto que resultou de um protoloco com o Estabelecimento Prisional de Lisboa, para a implementação de uma oficina de reparação de máquinas de café, moinhos e máquina de louça para restauração. O objectivo foi, após ser ministrada formação aos reclusos, contribuir para promover a sua reinserção social no mercado de trabalho. Os serviços prestados são remunerados pela Delta Cafés, que assim contribui para elevar também a sua auto-estima, criando competências para o futuro. 

Partilhe este artigo:

- Advertisement -
- Advertisement -

Artigos recentes | Recent articles

O avanço da sustentabilidade nas empresas e no (novo) Governo

No novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou ao poder democraticamente em janeiro de 2023, a promessa é que o tema será tratado, assim como nas corporações, de forma transversal reunindo quase duas dezenas de ministérios.

Sustainability reporting: the point of no return

The sustainability topic has emerged as front and centre for any business model nowadays, with an increasingly demanding regulatory framework, calling both for transparency and action from leaders and managers.

“A sustentabilidade representa não só grandes desafios como também importantes oportunidades”

A sustentabilidade está incorporada na estratégica do novobanco, na nossa missão de gerarmos impacto positivo para a sociedade, e em contribuirmos para a promoção de práticas de investimento sustentável.

Mais na Prémio

More at Prémio

- Advertisement -