As Exposições Mundiais têm, em tempos mais recentes, adquirido uma renovada importância enquanto grandes eventos para o intercâmbio económico, científico, tecnológico e cultural, constituindo uma importante plataforma global de partilha de experiências e ideias inovadoras.
A Expo 1998 Lisboa marcou definitivamente o referencial destas exposições e o início de um ciclo de exposições que privilegiam o tema da Sustentabilidade. Posteriormente, Portugal participou na Expo Hannover 2000, Aichi 2005, Zaragoza 2008 e Shangai 2010.
Após um interregno de 10 anos (Expo 2015 Milan e Expo 2017 Astana), Portugal vai participar na Expo 2020 Dubai, a decorrer de 20 de Outubro de 2020 a 10 de Abril de 2021. Durante estes 173 dias os países participantes vão partilhar as suas experiências de desenvolvimento e inovação, difundir ideias e projectos sobre o futuro e, sob o lema “Connecting Minds, Creating the Future”, explorar em conjunto novas abordagens às temáticas da Mobilidade, Sustentabilidade e Oportunidade, os subtemas da Expo 2020 Dubai.
A Expo 2020 Dubai vai acolher o mundo e a sua diversidade enquanto palco de entusiamo e de expressão da personalidade de cada um dos 192 países participantes e das 25 milhões de visitas esperadas, 70 % das quais de visitantes estrangeiros.
O ‘masterplan’ da Expo 2020 foi concebido para reflectir o tema da exposição. Trata-se de um desenho simétrico onde se podem distinguir as três áreas temáticas em forma de pétalas, “Opportunity”, “Mobility” e “Sustainability”, que emanam de uma praça central com 150 metros de diâmetro chamada Al Wasl, o nome histórico do Dubai que significa “The Connection”. Esta praça está no centro do recinto da exposição, com acesso a cada uma das três áreas temáticas e vai funcionar como ponto de encontro para os visitantes e local de diversas actividades culturais e musicais.
Cerca de 200 hectares vão ser dedicados ao espaço da exposição, com pavilhões de diferentes dimensões, e os restantes 240 hectares para a construção da Expo Village, hotéis, armazéns, parques de estacionamento, infraestruturas de transportes e logística.
Após o encerramento da Expo 2020 Dubai irá nascer uma nova área, denominada “District 2020 – Connect, Create, Innovate”, que combinará um ‘hub’ de inovação empresarial, com áreas residenciais, locais de entretenimento e hotéis, múltiplas atracções culturais e infra-estruturas, estando projectado para que, na sua capacidade plena, possa acolher 90.000 habitantes. O objectivo dos Emirados Árabes Unidos é que o “District 2020” permita a colaboração entre grandes, pequenas empresas e empreendedores que possam contribuir para a sustentabilidade, desenvolvimento e posicionamento do Dubai como a “Economia da Inovação”.
A presença de Portugal na Expo 2020 Dubai
A Expo 2020 Dubai constitui uma oportunidade para Portugal apresentar-se ao mundo e por ele ser redescoberto. Para partilhar a sua história e cultura, para promover o turismo e o património, para se posicionar na economia circular, nas energias renováveis e na economia azul, para ambicionar mais com a sua capacidade científica, com os seus empreendedores, com os desafios nos mares e no aeroespacial. E, sobretudo, para partilhar com o mundo o seu maior activo: os Portugueses – a sua capacidade de acolher, de estabelecer relações, de fazer acontecer.
Durante seis meses, a participação portuguesa na Expo será um grande palco para o mundo. Um palco para acolher, quer o planeado quer a oportunidade. Um espaço de diálogo e de reforço de relações com o resto do mundo. Uma plataforma de criação de oportunidades que promete abrir novos caminhos nas relações económicas, políticas, diplomáticas e culturais entre Portugal, os Emirados Árabes Unidos (EAU) e os restantes países da região.
O tema da participação de Portugal – “Um mundo num país”, pretende transmitir a multiculturalidade de Portugal, que arrancou com a globalização no século XV, levando os Portugueses a contactar com diferentes povos, permitindo que língua e cultura absorvessem influências de todos os continentes, mas também que fosse expandida a sua difusão, transformando o português na quinta língua mais falada no mundo.
O pavilhão de Portugal vai estar localizado num lote com uma área total de 1.860 metros quadrados entre as zonas temáticas dedicadas aos subtemas Mobilidade e Sustentabilidade e em frente ao Jubilee Park. A “casa de Portugal” vai incluir uma área dedicada à diplomacia económica, disponível para acolher eventos e reuniões, um espaço de restauração, onde o visitante poderá contactar com a gastronomia portuguesa, um terraço para usufruir da paisagem envolvente e da faceta mais lúdica que bem caracteriza os portugueses e uma loja onde os visitantes podem adquirir uma memória física da sua viagem por “Um mundo num país”.
O conteúdo da exposição vai ser dividido em quatro grandes áreas conceptuais que se fundem com a estrutura física do pavilhão. Destaque para “Área Experiência”, dividida em duas subáreas, uma global, composta por um evento multimédia cíclico de grande impacto, outra personalizável onde o visitante poderá escolher interagir com conteúdos e acervo sobre as sete áreas estratégicas onde Portugal desempenha ou tem ambições de desempenhar um papel relevante no palco mundial: Aeroespacial, Ciência, Economia Azul, Empreendedorismo, Energias Renováveis, História e Cultura, Turismo e Hospitalidade.