Carlos Leitão, Director Geral da Fidelidade Moçambique
Depois da presença em África com as suas operações em Cabo Verde e Angola, a Fidelidade arrancou, em 2015, com a sua terceira operação neste Continente, Moçambique.
Este projeto, de construir de raiz uma Companhia de Seguros em Moçambique, revelou-se extremamente desafiante.
Desde logo, pelas caraterísticas do mercado segurador. Moçambique, país com uma reduzida penetração de seguros e elevada iliteracia financeira, com um reduzido valor – todo o mercado segurador em final de 2019 representava cerca de 230M de USD -, onde competem 18 Companhias, número que nos parece desajustado face à dimensão do mesmo e com uma forte concentração nas cinco principais seguradoras, que representavam uma quota de mercado superior a 80% em 2015, merecendo destaque o facto das seguradoras com influência sul-africana, ocuparem três posições no TOP5, comercializando produtos segundo a matriz anglo-saxónica, originando a coexistência de oferta de seguros assentes em modelos de negócio, condições contratuais, etc., muito distintos entre si.
Assim, o objetivo principal definido foi o de tornar a Fidelidade numa das referências do Setor Segurador em Moçambique e atingir, até 2020, uma quota de mercado de 5%.
Para alcançarmos este desiderato, foi determinante a experiência acumulada ao longo dos 212 anos da nossa história, valorizando os meios e as estruturas existentes no Grupo e que suportam a liderança destacada no mercado segurador português e a experiência consolidada nas restantes operações do Grupo em África.
Assim, a Fidelidade, na construção do seu percurso em Moçambique, foi lançando diversas iniciativas inovadoras e diferenciadoras que adicionaram valor ao mercado e que contribuíram para atingir os objetivos definidos.
Produtos:
- Seguro Automóvel, coberturas de Proteção Jurídica e Assistência em Viagem para reboque viatura e transporte passageiros;
- Seguro de Saúde “Tailor Made”, com soluções diferenciadas e específicas para empresas;
- Seguro Agrícola, assente em índices climáticos.
Recursos Humanos:
- Procura ativa do “talento” moçambicano, que consideramos o maior capital da Companhia, com a contratação preferencial de jovens licenciados ou a frequentar o ensino superior, maioritariamente sem experiência no setor e até no mercado de trabalho;
- Planos anuais de capacitação, interna e externa, muito ambiciosos, envolvendo todos os Colaboradores da Companhia, incluindo formações no estrangeiro;
- Valorização dos quadros locais, 84% dos atuais quadros diretivos da Companhia foram contratados em Moçambique e têm vindo a fazer carreira na Companhia.
Gestão de Sinistros:
- Capacidade de cumprimento de níveis de serviço de excelência na resolução dos sinistros e pagamento dos mesmos, como ficou claramente demonstrado nos ciclones devastadores ocorridos em Moçambique em 2019;
- Proximidade ao lesado, no ciclone Idai logo que foram restabelecidas as comunicações, a Fidelidade esteve presente fisicamente com o seu Perito nas localidades afetadas a fazer o levantamento de todas as situações e a prestar acompanhamento às vítimas.
Comercial e Marketing:
- Projecto GPS – Gestores Profissionais de Seguros, um misto de valorização e estímulo do empreendedorismo local, com a criação de rede de mediadores profissionais, exclusivos da Fidelidade;
- Disponibilização aos parceiros de Bancassurance de plataforma de emissão e entrega de documentação imediata aos Clientes;
- Utilização de redes sociais para potenciar e angariar negócio, WhatsApp, Facebook, etc;
- Criação de Página de Facebook atualmente com cerca de 45.000 fãs;
- Utilização do Chatbot para a promoção de produtos.
Serviço:
- Disponibilização aos Clientes de serviços de qualidade, com base no cumprimento de níveis de serviço diferenciadores;
- Acompanhamento dos Clientes e controlo de qualidade dos serviços decorrentes dos pedidos de Assistência em Viagem.
Transparência e ‘Compliance’:
- Disponibilização no ‘site’ da empresa de informação relevante para conhecimento e consulta pelos ‘stakeholders’, tal como:
· Código de Conduta dos Colaboradores da empresa;
· Política de Gestão de Reclamações, com a definição de níveis de serviço para o tratamento das mesmas;
· R&C de todos os anos de actividade da empresa.
Responsabilidade Social:
- Ações de Prevenção Rodoviária;
- Apoio à Girl Move Academy;
- Oferta de livros e jogos didácticos à Universidade Pedagógica;
- Criação de biblioteca pública em Escola Primária.
Fruto de toda esta estratégia, a Fidelidade tem atingido os objetivos definidos, passando do último lugar do ‘ranking’ e com uma quota de mercado irrelevante no final de 2015 (ano lançamento) para a 8ª posição do ‘ranking’ em 2019, com uma quota de mercado de 4,5%, a que acresce o reconhecimento da marca pelos moçambicanos, como se aferiu num estudo de mercado realizado em 2018 junto da população moçambicana sobre reconhecimento das marcas de seguros e onde a Fidelidade é identificada entre o grupo das cinco seguradoras mais relevantes em Moçambique.