Sábado, Maio 4, 2024

Fidelidade, como se tornar uma referência no mercado moçambicano

Carlos Leitão, Director Geral da Fidelidade Moçambique

Depois da presença em África com as suas operações em Cabo Verde e Angola, a Fidelidade arrancou, em 2015, com a sua terceira operação neste Continente, Moçambique.
Este projeto, de construir de raiz uma Companhia de Seguros em Moçambique, revelou-se extremamente desafiante.
Desde logo, pelas caraterísticas do mercado segurador. Moçambique, país com uma reduzida penetração de seguros e elevada iliteracia financeira, com um reduzido valor – todo o mercado segurador em final de 2019 representava cerca de 230M de USD -, onde competem 18 Companhias, número que nos parece desajustado face à dimensão do mesmo e com uma forte concentração nas cinco principais seguradoras, que representavam uma quota de mercado superior a 80% em 2015, merecendo destaque o facto das seguradoras com influência sul-africana, ocuparem três posições no TOP5, comercializando produtos segundo a matriz anglo-saxónica, originando a coexistência de oferta de seguros assentes em modelos de negócio, condições contratuais, etc., muito distintos entre si.
Assim, o objetivo principal definido foi o de tornar a Fidelidade numa das referências do Setor Segurador em Moçambique e atingir, até 2020, uma quota de mercado de 5%.
Para alcançarmos este desiderato, foi determinante a experiência acumulada ao longo dos 212 anos da nossa história, valorizando os meios e as estruturas existentes no Grupo e que suportam a liderança destacada no mercado segurador português e a experiência consolidada nas restantes operações do Grupo em África.
Assim, a Fidelidade, na construção do seu percurso em Moçambique, foi lançando diversas iniciativas inovadoras e diferenciadoras que adicionaram valor ao mercado e que contribuíram para atingir os objetivos definidos.
Produtos:
­- Seguro Automóvel, coberturas de Proteção Jurídica e Assistência em Viagem para reboque viatura e transporte passageiros;
­- Seguro de Saúde “Tailor Made”, com soluções diferenciadas e específicas para empresas;
­- Seguro Agrícola, assente em índices climáticos.
Recursos Humanos:
­- Procura ativa do “talento” moçambicano, que consideramos o maior capital da Companhia, com a contratação preferencial de jovens licenciados ou a frequentar o ensino superior, maioritariamente sem experiência no setor e até no mercado de trabalho;
­- Planos anuais de capacitação, interna e externa, muito ambiciosos, envolvendo todos os Colaboradores da Companhia, incluindo formações no estrangeiro;
­- Valorização dos quadros locais, 84% dos atuais quadros diretivos da Companhia foram contratados em Moçambique e têm vindo a fazer carreira na Companhia.
Gestão de Sinistros:
­- Capacidade de cumprimento de níveis de serviço de excelência na resolução dos sinistros e pagamento dos mesmos, como ficou claramente demonstrado nos ciclones devastadores ocorridos em Moçambique em 2019;
­- Proximidade ao lesado, no ciclone Idai logo que foram restabelecidas as comunicações, a Fidelidade esteve presente fisicamente com o seu Perito nas localidades afetadas a fazer o levantamento de todas as situações e a prestar acompanhamento às vítimas.
Comercial e Marketing:
­- Projecto GPS – Gestores Profissionais de Seguros, um misto de valorização e estímulo do empreendedorismo local, com a criação de rede de mediadores profissionais, exclusivos da Fidelidade;
­- Disponibilização aos parceiros de Bancassurance de plataforma de emissão e entrega de documentação imediata aos Clientes;
­- Utilização de redes sociais para potenciar e angariar negócio, WhatsApp, Facebook, etc;
­- Criação de Página de Facebook atualmente com cerca de 45.000 fãs;
­- Utilização do Chatbot para a promoção de produtos.
Serviço:
­- Disponibilização aos Clientes de serviços de qualidade, com base no cumprimento de níveis de serviço diferenciadores;
­- Acompanhamento dos Clientes e controlo de qualidade dos serviços decorrentes dos pedidos de Assistência em Viagem.
Transparência e ‘Compliance’:
­- Disponibilização no ‘site’ da empresa de informação relevante para conhecimento e consulta pelos ‘stakeholders’, tal como:
· Código de Conduta dos Colaboradores da empresa;
· Política de Gestão de Reclamações, com a definição de níveis de serviço para o tratamento das mesmas;
· R&C de todos os anos de actividade da empresa.
Responsabilidade Social:
­- Ações de Prevenção Rodoviária;
­- Apoio à Girl Move Academy;
­- Oferta de livros e jogos didácticos à Universidade Pedagógica;
­- Criação de biblioteca pública em Escola Primária.
Fruto de toda esta estratégia, a Fidelidade tem atingido os objetivos definidos, passando do último lugar do ‘ranking’ e com uma quota de mercado irrelevante no final de 2015 (ano lançamento) para a 8ª posição do ‘ranking’ em 2019, com uma quota de mercado de 4,5%, a que acresce o reconhecimento da marca pelos moçambicanos, como se aferiu num estudo de mercado realizado em 2018 junto da população moçambicana sobre reconhecimento das marcas de seguros e onde a Fidelidade é identificada entre o grupo das cinco seguradoras mais relevantes em Moçambique.

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