Sábado, Maio 18, 2024

2020: Celebrar 500 anos de Correio a olhar para o futuro | 2020: Celebrating 500 years of Postal Service looking to the future

João Bento
João BentoPresidente CTT

2020 é um ano muito especial para os CTT: assinala-se a passagem de 500 anos desde que o Rei D. Manuel I assinou a carta real que nomeou o primeiro Correio-Mor de Portugal, dando assim início à atividade postal em Portugal. 

Os CTT celebrarão a efeméride com a devida relevância, mas pretendem fazê-lo assegurando que tal se realiza num quadro de reinvenção da empresa e da sua missão, prosseguindo a promoção da proximidade, agora já não só entre pessoas, como há 500 anos, mas também entre pessoas e empresas, entregando tudo em todo o lado. 

Mas são muitas outras as razões pelas quais 2020 será um ano de especial relevo. É o ano em que termina o contrato de concessão de serviço público universal (SPU) e em que deverão ser negociados e estabelecidos os termos do novo contrato. É um ano em que se voltarão a atingir níveis máximos na área de expresso e encomendas e, nesse particular, um ano decisivo para a afirmação dos CTT como operador relevante em Espanha e como líder de mercado em Portugal. É também o ano em que o banco alcançará o ‘breakeven’ de resultado líquido. E será ainda o primeiro ano completo de vida do Dott, o ‘marketplace’ lançado em parceria com a Sonae e o mais expressivo símbolo da aposta dos CTT na inovação e no futuro. 

2020 perspectiva-se também como um ano de viragem para a empresa, pois, a uma lógica de reacção à queda do correio por via, por um lado, da constante e sistemática redução de custos, combinada, por outro, com o crescimento do negócio de expresso e do banco, espera-se que suceda uma nova fase de crescimento dos proveitos por via da expansão da oferta de soluções empresariais conexas do correio e da logística. E espera-se, também, alcançar um significativo relançamento da operação de retalho assente na extraordinária rede de lojas próprias e de agentes (postos de correio), aliás sem paralelo no país.

O crescimento inexorável e em aceleração do comércio electrónico, para o qual o papel pioneiro dos CTT tem sido assinalável – com o lançamento de novos produtos e serviços desenvolvidos internamente ou em parceria com ‘startups’ –, permitirá também induzir significativo crescimento do negócio no nosso canal digital e constituiu uma das principais fontes do optimismo com que encaramos o novo ano.

Mas não esquecemos o nosso negócio tradicional. A área de correio será alvo de importante transformação, com a prossecução de investimentos na ordem dos 40 milhões de euros directamente imputáveis à modernização da rede, à automatização dos centros de produção, ao reforço de sistemas de informação, e ao redesenho da rede física, com vista a melhorar os níveis de eficiência, mas também as condições de trabalho dos nossos colaboradores, nomeadamente dos cerca de 5000 carteiros, mantendo o foco na prestação de um SPU de qualidade.

A propósito da concessão do SPU, temos consciência da complexidade do enquadramento regulatório vigente, mas confiamos na capacidade de desenvolver um diálogo construtivo com o regulador. 

Não esquecemos, por fim, ao perspectivar o ano de 2020, a necessidade de atender activamente a um dos maiores desafios actuais da humanidade: o das alterações climáticas. Daí, a prioridade dada à minimização da nossa pegada ecológica, de que se destaca o compromisso assumido de redesenho da actividade com vista a conter o aumento da temperatura média do planeta abaixo de 1,5o C.

Prosseguiremos, obviamente, num elevado nível de autoexigência no que se refere aos mais elevados padrões de práticas de governo societário e de promoção da igualdade de género e continuaremos investidos no nosso papel social, de apoio às populações, reforçando a proximidade e a capilaridade da rede.

Asseguraremos, assim, um serviço postal universal de qualidade, mas de olhos postos na inovação e no futuro, para garantir que um setor tão desafiante como o postal se mantém por mais 500 anos.

E fá-lo-emos seguindo com entusiasmo e determinação o nosso lema: a nossa entrega é total!

2020 is a very special year for CTT: 500 years have elapsed since King Manuel I signed the royal letter that appointed the first Correio-Mor of Portugal, thus starting postal activity in Portugal. 

CTT will celebrate the event with due relevance but intends to do so by making sure this will be done within the framework of reinvention of the company and its mission, continuing to promote proximity, not only between people, just like 500 years ago, but also between people and businesses, delivering everything everywhere. 

But there are many other reasons why 2020 will be a year of particular relevance. This is the year in which the universal public service concession (SPU) contract ends and the terms of the new contract must be negotiated and established. This is the year when maximum levels will be reached in the area of both express mail and parcels, and in this particular field this year will be key for the affirmation of CTT as a relevant operator in Spain and as market leader in Portugal. It’s also the year when the bank will achieve breakeven of net income. It will also be Dott’s first full year of existence, a marketplace launched in partnership with Sonae and the most significant symbol of CTT’s commitment to innovation and the future. 

2020 will also be a turning point year for the company marked by a reaction against the drop in postal service as a result, on the one hand, of the constant and systematic cost reduction and the growth of both express mail and banking operations on the other, a year when we expect to experience a new phase of revenue growth by expanding the supply of courier and logistics related business solutions. And we expect also to achieve a significant re-launch of the retail operation based on the extraordinary network of own stores and agents (post offices), which is unparalleled in the country.

The relentless and accelerating growth of e-commerce, for which CTT’s pioneering role has been remarkable – with the launch of new in-house products and services or in partnership with startups – will also lead to a significant business growth of our business with our digital channel, one of the main sources of optimism when facing the new year.

But we have not forgotten our traditional business. The postal service area will undergo a major transformation, with continued investments of around EUR 40 million directly attributable to the modernisation of the network, the automation of production centres, the reinforcement of information systems, and the redesign of the physical network in order to improve the efficiency levels, but also the working conditions of our employees, namely around 5000 postmen, keeping the focus on providing a quality SPU.

Regarding the SPU concession, we are aware of the complexity of the current regulatory framework, but we trust in the ability to develop a constructive dialogue with the regulator.  

Finally, as we look forward to 2020, we must not forget the need to actively address one of humanity’s biggest current challenges: climate change. Hence the priority given to minimizing our ecological footprint of which it is worth highlighting the commitment to redesign the activity in order to contain the rise in the average temperature of the planet below 1.5º C.

We will, of course, continue to enjoy a high level of self-esteem with regard to the highest standards of corporate governance and gender equality practices and will continue committed to our social role in supporting the population by strengthening the proximity and capillarity of the network.

This will ensure a quality universal postal service, but with an eye to innovation and the future, to ensure that a sector as challenging as the postal sector will be there for another 500 years.

And we will do so by following our motto with enthusiasm and determination: full delivery!

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