Quinta-feira, Abril 18, 2024

Um movimento para conquistar o mundo

2022 foi um ponto de viragem na história da Girl MOVE Academy e o ano zero de um novo capítulo para a organização. A pergunta que está por trás da visão com que tudo começou mantém-se e, tendo evoluído para uma segunda, vai ainda mais além: “E se conseguíssemos quebrar o ciclo de pobreza através da educação das raparigas? E se pudéssemos transformar o mundo através da liderança feminina? Conseguimos e podemos, se fizermos parte de um movimento de mudança sistémica que activa o talento para o bem comum”, refere Alexandra Machado, Presidente e fundadora da Girl MOVE.

A Girl MOVE é uma Academia de Liderança Grassroots, que promove uma nova geração de jovens líderes femininas em África, através de uma metodologia única de mentoria intergeracional, recentemente reconhecida pela UNESCO.

Nos últimos dez anos, reduziu a taxa de abandono escolar no norte de Moçambique de 90% para 20% e os níveis de maternidade infantil de 45% para 2%. A Girl MOVE também elevou a carreira de impacto de mais de 250 jovens mulheres, em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.

Ao longo da sua primeira década, a Academia conseguiu posicionar-se como referência e ‘case study’ internacional, dentro do ecossistema das organizações de inovação social. A eficácia do seu trabalho levou a Girl MOVE para um lugar onde o ‘scale-up’ da sua metodologia e actuação já é uma realidade: primeiro em Moçambique e Portugal e, mais tarde, no mundo.

Neste contexto e como estratégia para o futuro, a Girl MOVE vai focar-se em dois objectivos principais: scale-up da metodologia e reforço do envolvimento comunitário.

O scale-up da metodologia desenvolver-se-á de duas formas, quer através da activação dos Sisterhood Circles of Impact em Moçambique, recorrendo a meios digitais e novas tecnologias, através dos quais raparigas e jovens mulheres podem conhecer em profundidade o seu propósito e partilhar as suas histórias, quer fazendo parcerias com organizações internacionais reconhecidas, também focadas em raparigas e mulheres, e que têm desafiado a Girl MOVE a incorporar e a disseminar os seus conteúdos.

Outro dos focos será o reforço do envolvimento comunitário que torna real o impacto que as raparigas e jovens mulheres da Girl MOVE têm nas comunidades em que vivem.

O ano de 2023 começa com esta nova ambição que eleva a Girl MOVE Academy a um novo nível. Evoluiu, expandiu-se e hoje é mais que uma academia, é um Movimento que está a conquistar o mundo e que, organicamente, já existe em todas as raparigas que passaram pela academia, que aprenderam a metodologia e que estão a replicar os círculos nas suas vidas e com as suas “manas”. O Movimento está vivo nas comunidades que a Girl MOVE já impactou e em todos os parceiros, moçambicanos e portugueses, que se uniram para fazer a diferença no mundo através do impacto e da transformação social. 

TESTEMUNHOS

Partilhe este artigo:

- Advertisement -
- Advertisement -

Artigos recentes | Recent articles

Um país na flor da idade

Nos últimos 20 anos Angola sofreu inúmeras transformações, desde a mais simples até à mais complexa. Realizou quatro eleições legislativas, participou pela primeira vez numa fase final de um campeonato do mundo, realizou o CAN e colocou um satélite em órbita.

David Cameron

David Cameron foi Primeiro-Ministro do Reino Unido entre 2010 e 2016, liderando o primeiro Governo de coligação britânico em quase 70 anos e, nas eleições gerais de 2015, formando o primeiro Governo de maioria conservadora no Reino Unido em mais de duas décadas.

Cameron chegou ao poder em 2010, num momento de crise económica e com um desafio fiscal sem precedentes. Sob a sua liderança, a economia do Reino Unido transformou-se. O défice foi reduzido em mais de dois terços, foram criadas um milhão de empresas e um número recorde de postos de trabalho, tornando-se a Grã-Bretanha a economia avançada com o crescimento mais rápido do mundo.

Conferências com chancela CV&A

Ao longo de duas décadas, a CV&A tem vindo a promover conferências de relevo e interesse nacional, com a presença de diversos ex-chefes de Estado e de Governo e dirigentes políticos de influência mundial.

Mais na Prémio

More at Prémio

- Advertisement -