Quinta-feira, Março 30, 2023

Um movimento para conquistar o mundo

2022 foi um ponto de viragem na história da Girl MOVE Academy e o ano zero de um novo capítulo para a organização. A pergunta que está por trás da visão com que tudo começou mantém-se e, tendo evoluído para uma segunda, vai ainda mais além: “E se conseguíssemos quebrar o ciclo de pobreza através da educação das raparigas? E se pudéssemos transformar o mundo através da liderança feminina? Conseguimos e podemos, se fizermos parte de um movimento de mudança sistémica que activa o talento para o bem comum”, refere Alexandra Machado, Presidente e fundadora da Girl MOVE.

A Girl MOVE é uma Academia de Liderança Grassroots, que promove uma nova geração de jovens líderes femininas em África, através de uma metodologia única de mentoria intergeracional, recentemente reconhecida pela UNESCO.

Nos últimos dez anos, reduziu a taxa de abandono escolar no norte de Moçambique de 90% para 20% e os níveis de maternidade infantil de 45% para 2%. A Girl MOVE também elevou a carreira de impacto de mais de 250 jovens mulheres, em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.

Ao longo da sua primeira década, a Academia conseguiu posicionar-se como referência e ‘case study’ internacional, dentro do ecossistema das organizações de inovação social. A eficácia do seu trabalho levou a Girl MOVE para um lugar onde o ‘scale-up’ da sua metodologia e actuação já é uma realidade: primeiro em Moçambique e Portugal e, mais tarde, no mundo.

Neste contexto e como estratégia para o futuro, a Girl MOVE vai focar-se em dois objectivos principais: scale-up da metodologia e reforço do envolvimento comunitário.

O scale-up da metodologia desenvolver-se-á de duas formas, quer através da activação dos Sisterhood Circles of Impact em Moçambique, recorrendo a meios digitais e novas tecnologias, através dos quais raparigas e jovens mulheres podem conhecer em profundidade o seu propósito e partilhar as suas histórias, quer fazendo parcerias com organizações internacionais reconhecidas, também focadas em raparigas e mulheres, e que têm desafiado a Girl MOVE a incorporar e a disseminar os seus conteúdos.

Outro dos focos será o reforço do envolvimento comunitário que torna real o impacto que as raparigas e jovens mulheres da Girl MOVE têm nas comunidades em que vivem.

O ano de 2023 começa com esta nova ambição que eleva a Girl MOVE Academy a um novo nível. Evoluiu, expandiu-se e hoje é mais que uma academia, é um Movimento que está a conquistar o mundo e que, organicamente, já existe em todas as raparigas que passaram pela academia, que aprenderam a metodologia e que estão a replicar os círculos nas suas vidas e com as suas “manas”. O Movimento está vivo nas comunidades que a Girl MOVE já impactou e em todos os parceiros, moçambicanos e portugueses, que se uniram para fazer a diferença no mundo através do impacto e da transformação social. 

TESTEMUNHOS

Partilhe este artigo:

- Advertisement -
- Advertisement -

Artigos recentes | Recent articles

O avanço da sustentabilidade nas empresas e no (novo) Governo

No novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou ao poder democraticamente em janeiro de 2023, a promessa é que o tema será tratado, assim como nas corporações, de forma transversal reunindo quase duas dezenas de ministérios.

Sustainability reporting: the point of no return

The sustainability topic has emerged as front and centre for any business model nowadays, with an increasingly demanding regulatory framework, calling both for transparency and action from leaders and managers.

“A sustentabilidade representa não só grandes desafios como também importantes oportunidades”

A sustentabilidade está incorporada na estratégica do novobanco, na nossa missão de gerarmos impacto positivo para a sociedade, e em contribuirmos para a promoção de práticas de investimento sustentável.

Mais na Prémio

More at Prémio

- Advertisement -