Quarta-feira, Outubro 5, 2022

Os festivais de música estão de volta no Verão de 2022

Foto: ADOBE STOCK

Especial Cultura – Festivais

Larissa Göldner

O Verão está a chegar e os mais divertidos festivais de música também. A PRÉMIO dá-lhe conta de alguns dos festivais espalhados pelo mundo onde não pode deixar de marcar presença..

Nos últimos dois anos, várias festas e festivais de música foram cancelados em todo o mundo devido à pandemia. Com a chegado do Verão na Europa e já com muitos vacinados  mas ainda com algumas precauções  os mais populares e divertidos festivais de músicas estão de volta. Existem para todas as idades, géneros e gostos, alguns com ‘shows’ de comédia, teatro e outros onde até é possível acampar num encontro “único” com a natureza.

Provavelmente não conseguirá ir a todos, mas deixamos-lhe desde já alguns dos festivais que estão a acontecer este ano para que reserve já a data na sua agenda e para que não deixe esgotar os bilhetes.

MOGA Caparica – Lisboa, Portugal
1 a 5 de Junho

20 minutos de Lisboa, através da ponte 25 de Abril, o MOGA é um festival de música electrónica inspirado nas vibrações do Atlântico, que reúne em diferentes locais da Costa da Caparica pessoas de todo o mundo através da dança, arte e bem-estar.

O festival nasceu em Essaouira, na costa sudoeste de Marrocos, onde continua a realizar-se. Estreou-se em Portugal o ano passado, e esta é a sua segunda edição. Aproveite o sol da Caparica com aulas de yoga, ‘brunches’ e festas na praia e no mar. Entre os artistas convidados podemos destacar nomes como Amine K, Audiofly, Carlita, Dam Swindle, Magupi, Parallels, Shugi ou Yokoo.

Primavera Sound Barcelona – Espanha
2 a 4 de Junho / 9 a 11 de Junho

Tudo começa em Barcelona e termina em Barcelona. Onze dias distribuídos entre o Parc Del Fórum, diferentes espaços da cidade e a praia de San Adriá de Besos, mais de 500 apresentações para, finalmente, celebrar o vigésimo aniversario do Primavera Sound.

A banda virtual Gorilaz (cujo membros não são músicos reais, mas sim personagens animadoas) é uma das grandes atracções desse ano no evento.

Glastonbury – Inglaterra

22 a 26 de Junho

O maior festival do Reino Unido, que remonta ao ano de 1970, música, travessuras e muita diversão. A música varia entre o pop, reggae, rock, dubset, metal, folk e techno. São 100 palcos com vários artistas e muitas atracções, reunindo numa fazenda na região de Somerset.

Rock in Rio Lisboa – Portugal
18-19 e 25-26 de Junho

A 9ª edição do Rock in Rio Lisboa está agendada para os dias 18,19,25 e 26 de Junho deste ano, com o recinto do festival a transformar-se numa verdadeira “Cidade do Rock” com mais de 12 horas de entretenimento por dia e novos conteúdos. Além do “Palco Mundo”, por onde passarão artistas como Muse, Duran Duran, Black Eyed Peas, Anitta, Ivete Sangalo, entre outros, o festival apresenta um novo conceito, o “Galp Music Valley”, cujos primeiros nomes já estão confirmados : Linda Martini, Nem Matogrosso, The Black Mamba…

Além de tudo isto, os visitantes podem também usufruir dos vários espaços verdes existentes, uma zona de restauração e, ainda, desafiar-se em experiências mais radicais como andar de slide ou experimentar a roda gigantes.

NOS Alive – Lisboa, Portugal
06 a 09 de Julho

Um dos maiores e mais populares festivais de Portugal. O NOS Alive tem vindo a organizar consistentemente alinhamentos inovadores desde 2007, misturando grandes nomes de todos os tempos com novos talentos.

O Nos Alive regressa em 2022 ao Passeio Marítimo de Algés com grandes nomes do mundo da música, entre os quais The Strokes, Florence, Metallica, Imagine Dragons, Da Weasel, entre muitos outros.

Actualmente é o evento anual que mais estrangeiros traz a Portugal. Em 2014 o festival contou com 15 mil estrangeiros, provenientes de 48 nacionalidades, ao longo dos três dias de evento.

Lovebox – Finsbury Parque, Londres, Inglaterra
16 de Julho

Lovebox é uma das festas de Verão mais coloridas que já decorreu em diferentes locais incluindo Clapham Common. Actualmente acontece no Finsbury Park, no norte de Londres. O festival recém-expandido apresenta alguns dos melhores músicos de pop, hip hop, RnB, rap, além de incríveis apresentações de house e dance music e Djs durante o fim-de-semana.

Latitude Festival – Suffolk, Inglaterra
21 a 24 de Julho

Situado nos arredores do Henham Park, o Latitude Festival cria memórias inesquecíveis há mais de 15 anos. Este festival oferece um fim de semana diferente e tranquilo, com uma programação de pop aventureiro e rock alternativo.

O festival não envolve somente música, mas também possui palcos para apresentações de poesia, literatura, ciência e teatro, o que o torna numa experiência cultural riquíssima. O Latitude é conhecido por ser um festival propício para crianças e por quebrar as barreiras do ‘design’ e da inovação tecnológica.

Splendour in the Grass Byron bay, Aaustrália

22 A 24 Julho

Depois de quase 20 anos, o Splendor in the Grass está a tornar-se uma espécie de instituição australiana. Um festival de música que acontece anualmente e que regularmente faz com que cerca de 30 mil pessoas viagem para o North Byron Highlands para três dias de boa música, arte e ‘camping’. Pode contar ainda com palestras, comédia e alguma reflexão filosófica.

Burning Man – Deserto de Black Rock, Nevada, EUA
28 de Agosto a 5 de Setembro

Uma vez por ano, dezenas de milhares de pessoas reúnem-se no deserto de Black Rock, em Nevada, para criar a Black Rock City, uma metrópole temporária dedicada à comunidade, arte, autoexpressão, diferenças culturais, partilha de conhecimento e muito mais. Burning Man não é um festival. É uma cidade onde quase tudo o que acontece é criado inteiramente pelos seus cidadãos, que são participantes activos da experiência.

O tema deste ano do Burning Man 2022 é “Waking Dreams”.

 

BST Hyde Park – Londres, Inglaterra

24 de Junho a 10 de Julho

British Summer Time Hyde Park ou BST Hyde Park para a maioria é uma série de concertos em Londres realizada a cada Verão dentro do Royal Park da capital inglesa.

Distribuídos por vários fins de semana, o BST Hyde Park apresentou alguns dos principais artistas do mundo ao longo dos anos, incluindo Lionel Richie, Celine Dion e Stevie Wonder.

Este ano a abertura do festival contará com Elton John. Sábado, dia 25 de Junho e domingo, 3 de Julho, recebe a icónica banda The Rolling Stones, que completará 60 anos e que presenteará os fãs com um ‘set list’ repleto de clássicos como “Satisfaction”,”Paint It Black”, “Tumbling Dice”, “Sympathy for the Devil” e “Gimme Shelter”.

Domingo 26 de Junho, os lendários roqueiros Eagles chegam ao Reino Unido para comemorarem 50 anos. Aqui vai poder ouvir-se sucessos como “Take It Easy”, “Life in the Fast Lane” e, claro, “Hotel California”. Uma celebração inesquecível no Hyde Park!

Festival Moga

Rock in Rio Lisboa

Festival Lovebox

Festival BST Hyde Park

Festival Tomorrowland – Boom

Partilhe este artigo:

- Advertisement -
- Advertisement -

Artigos recentes | Recent articles

“Sem o esforço dos privados, o Estado Português não teria conseguido fazer frente à pandemia”

Em entrevista à PRÉMIO, José Germano de Sousa, patologista clínico e presidente do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, falou-nos do seu percurso enquanto médico, passando pelo cargo de Bastonário e do crescimento da sua rede de laboratórios, que se posicionam em termos de análises na área da patologia clínica como o principal ‘player’ nacional do sector, sendo actualmente responsáveis por cerca de 15 a 16% dos testes Covid que se realizam em Portugal.

Tal&Qual: ponto final, parágrafo…

José Paulo Fernandes Fafe, Antigo jornalista, accionista maioritário da empresa proprietária do "Tal&Qual"

“Honne to Tatemae”

Sónia Ito, Arqueóloga e Professora

Mais na Prémio

More at Prémio

- Advertisement -