Quinta-feira, Abril 18, 2024

Semear oportunidades para quem mais precisa

Um projecto de inclusão social onde o sucesso do negócio está mais no impacto social que provoca do que na maximização dos lucros. O SEMEAR pretende a plena inclusão de todas as pessoas com deficiência na sociedade portuguesa.

Ana Valado

Potenciar a empregabilidade e integração socioprofissional de jovens e adultos com Dificuldade Intelectual e do Desenvolvimento (DID) através da formação certificada é a missão do SEMEAR, um programa integrado de inclusão social, promovido pela Associação BIPP – Inclusão para a Deficiência, que teve início em 2014, que tem como objectivo promover a plena inclusão e a melhoria da qualidade de vida em todas as dimensões do ser humano, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, mais forte e mais coesa.

O SEMEAR trabalha com pessoas com deficiência e com as suas famílias no sentido de estabelecer pontes entre estas, o Estado e as empresas, que conduzam à sua inclusão no mercado de trabalho. Desta forma, o SEMEAR desenvolveu três negócios sociais satélite para alavancar a sua missão: a Terra, com produção de cabazes frescos de produtos biológicos, que produzem numa vasta extensão de terra em Oeiras e comercializam para particulares, restaurantes e algumas empresas.

É nestes hectares de terra, onde também se realizam um conjunto de serviços para empresas e particulares que vão desde o voluntariado corporativo, passando pelas actividades de campo solidárias e ‘teambluidings’ solidários, até a ‘workshops’ temáticos, ao projeto M2 (permite às empresas “apadrinharem” alguns metros quadrados), ao voluntariado individual, entre outros. Os outros dois negócios sociais são os produtos de mercearia ‘gourmet’ e a cerâmica. Para além disso, com o restaurante “Este Oeste” criaram o restaurante “ÚNICO” no CCB, que não só vende os produtos SEMEAR, como utiliza os hortícolas nas suas ementas, tendo mesmo pratos SEMEAR e emprega pessoas com DID formadas pela Academia SEMEAR.

Para além de proporcionaram oportunidades de formação e emprego a jovens e adultos com Dificuldade Intelectual e do Desenvolvimento (a taxa de emprego em Portugal de pessoas com deficiência, situa-se nos 35,6%, contra 73,2% de pessoas sem deficiência), os produtos SEMEAR, que de outra forma não entrariam no circuito comercial pela sua aparência e/ou por excessos de produção, ajudam a combater o desperdício alimentar e a defender a sustentabilidade dos recursos do planeta.

Cada produto tem na etiqueta um indicador que dá conta do número de etapas do processo (Colheita, Preparação, Rotulagem e Armazenamento) em que os colaboradores e formandos do SEMEAR participaram: Nível 1 – Participação numa das 4 etapas do processo; Nível 2 – Participação em 2 das 4 etapas do processo; Nível 3 – Participação em 3 das 4 etapas do processo e Nível 4 – Participação em todas as 4 etapas do processo.

Desta forma, o SEMEAR não só garante a igualdade de oportunidades ao trabalho e ao emprego, como coloca no mercado produtos sustentáveis de qualidade, carregados de valor social e ambiental. 

Partilhe este artigo:

- Advertisement -
- Advertisement -

Artigos recentes | Recent articles

Um país na flor da idade

Nos últimos 20 anos Angola sofreu inúmeras transformações, desde a mais simples até à mais complexa. Realizou quatro eleições legislativas, participou pela primeira vez numa fase final de um campeonato do mundo, realizou o CAN e colocou um satélite em órbita.

David Cameron

David Cameron foi Primeiro-Ministro do Reino Unido entre 2010 e 2016, liderando o primeiro Governo de coligação britânico em quase 70 anos e, nas eleições gerais de 2015, formando o primeiro Governo de maioria conservadora no Reino Unido em mais de duas décadas.

Cameron chegou ao poder em 2010, num momento de crise económica e com um desafio fiscal sem precedentes. Sob a sua liderança, a economia do Reino Unido transformou-se. O défice foi reduzido em mais de dois terços, foram criadas um milhão de empresas e um número recorde de postos de trabalho, tornando-se a Grã-Bretanha a economia avançada com o crescimento mais rápido do mundo.

Conferências com chancela CV&A

Ao longo de duas décadas, a CV&A tem vindo a promover conferências de relevo e interesse nacional, com a presença de diversos ex-chefes de Estado e de Governo e dirigentes políticos de influência mundial.

Mais na Prémio

More at Prémio

- Advertisement -