Quinta-feira, Abril 18, 2024

Girl MOVE Academy distinguida pela UNESCO

Ana Valado

Um prémio pelo trabalho e metodologia desenvolvidos na educação de raparigas e mulheres moçambicanas. Um movimento transformador que junta jovens mulheres de diferentes idades e em distintas fases de desenvolvimento para se inspirarem, apoiarem e transformarem mutuamente.

Amplificar o talento feminino, promovendo uma nova geração de jovens mulheres líderes e agentes de mudança a gerar transformação sustentável. Esta é a missão da Girl MOVE, a primeira organização portuguesa a ser distinguida com o Prémio da UNESCO – para a Educação de Raparigas e Mulheres 2021, reconhecendo o valor e o trabalho desenvolvido em Moçambique.

O objectivo desta Academia de Liderança é alterar o contexto social existente com a criação de novos modelos de referência e desta forma contribuir para uma sociedade mais equitativa e com mais oportunidades para as mulheres, amplificando o seu talento, promovendo a igualdade de género e gerando transformação sustentável.

Em termos globais, em diversos sectores, são cada vez mais os exemplos de mulheres de referência a assumir cargos de liderança. Mas é preciso ir mais além, falar mais sobre o tema, passar da teoria à prática e implementar medidas que mudem o panorama da representatividade e equidade. É aqui a o Girl MOVE tem um papel preponderante, através dos seus vários programas e promovendo o empreendedorismo, a liderança e a mentoria entre as mulheres, empoderando jovens mulheres para que se tornem a nova geração de ‘changemakers’, através de um modelo de mentoria que vê cada jovem mulher como uma “mana” para mudar o mundo.

O prémio UNESCO reconhece internacionalmente a metodologia da Girl MOVE como inovadora e eficaz, que através de círculos de mentoria intergeracionais potenciam o talento e liderança feminina. Um movimento transformador que junta jovens mulheres de diferentes idades e em distintas fases de desenvolvimento para se inspirarem, apoiarem e transformarem mutuamente.

“A atribuição do Prémio da UNESCO é o reconhecimento que estamos a trabalhar no caminho certo, criando impacto e transformação real na sociedade. Activar o talento e a liderança desta nova geração, torna-nos parte de uma missão maior de transformar Moçambique, África e a humanidade num lugar melhor e mais sustentável”, refere Alexandra Machado, CEO e co-fundadora da Girl MOVE.

Em Moçambique cerca de 45% das raparigas casam ou engravidam antes dos 18 anos, 31% transitam para o ensino secundário e apenas 2% completam a universidade. Com a sua intervenção, desde 2014, a Girl MOVE tem vindo a inverter esta realidade e já contribuiu para transformar a vida de milhares raparigas e jovens mulheres em Moçambique. Depois da frequência na Academia, cerca de 100% das jovens licenciadas, que passaram pelo programa em menos de 3 meses, conseguiram ingressar numa carreira de impacto, e 90% das raparigas adolescentes transitaram para a escola secundária (vs 30% de acordo com dados nacionais).

A trabalhar em estreita colaboração com várias empresas portuguesas, esta academia já formou milhares de raparigas e mulheres moçambicanas, que hoje estão prontas para mudar a sua realidade e qualidade de vida e assumir uma posição de destaque no mundo onde estão inseridas. 

Partilhe este artigo:

- Advertisement -
- Advertisement -

Artigos recentes | Recent articles

Um país na flor da idade

Nos últimos 20 anos Angola sofreu inúmeras transformações, desde a mais simples até à mais complexa. Realizou quatro eleições legislativas, participou pela primeira vez numa fase final de um campeonato do mundo, realizou o CAN e colocou um satélite em órbita.

David Cameron

David Cameron foi Primeiro-Ministro do Reino Unido entre 2010 e 2016, liderando o primeiro Governo de coligação britânico em quase 70 anos e, nas eleições gerais de 2015, formando o primeiro Governo de maioria conservadora no Reino Unido em mais de duas décadas.

Cameron chegou ao poder em 2010, num momento de crise económica e com um desafio fiscal sem precedentes. Sob a sua liderança, a economia do Reino Unido transformou-se. O défice foi reduzido em mais de dois terços, foram criadas um milhão de empresas e um número recorde de postos de trabalho, tornando-se a Grã-Bretanha a economia avançada com o crescimento mais rápido do mundo.

Conferências com chancela CV&A

Ao longo de duas décadas, a CV&A tem vindo a promover conferências de relevo e interesse nacional, com a presença de diversos ex-chefes de Estado e de Governo e dirigentes políticos de influência mundial.

Mais na Prémio

More at Prémio

- Advertisement -