PORTUGAL ESTÁ NA MODA. LISBOA ESTÁ NA MODA. O ANTIGO ESTÁ NA MODA. E QUE HÁ DE MAIS ANTIGO, PORTUGUÊS E SABOROSO QUE UMA CONSERVA DE PEIXE SAUDÁVEL, A UM PREÇO ACESSÍVEL QUE, RAPIDAMENTE, PODE TRANSFORMAR UMA REFEIÇÃO SIMPLES NUM PRATO ‘GOURMET’?
Consideradas verdadeiras embaixadoras de Portugal além-fronteiras, as conservas têm vindo a ganhar um papel cada vez mais premente na alimentação dos portugueses. Com mais de século e meio de indústria conserveira no país, Portugal é responsável pela exportação para mais de 70 países.
Nos dias que correm, as novas tendências alimentares e a moda dos pratos de degustação fizeram renascer as conservas para o público português. Com múltiplas opções culinárias, que vão desde aperitivos mais simples a pratos principais, as conservas estão presentes nos restaurantes dos melhores ‘chefs’ e são também a escolha ideal para quem quer um jantar caseiro de sucesso, mas muito simples de preparar.
Este ‘boom’ dos petiscos veio renovar o projecto “A Loja das Conservas” que conta já com um total de oito pontos de venda na Europa, dos quais quatro em Portugal, e na Ásia, que funcionam como montra privilegiada da indústria conserveira portuguesa. Reunindo mais de 300 referências de produtos de 19 conserveiras nacionais, o produto estrela continua a ser a receita de sardinha, embora se tenha apostado na inovação e diversificação com conservas diferentes, como a solha em azeite, a sardinha em molho teriyaki, a sardinha com algas ou o atum em gengibre. Nos vários pontos de venda existentes – nas três lojas de Lisboa (Rua do Arsenal, Praça das Flores e Rua da Assunção), na do Porto, na Rua Mouzinho da Silveira, no ‘corner’ de Paris, no ‘corner’ de Viena, na loja de Macau e no ‘corner’ de Hong Kong – os clientes têm várias opções para levar este produto tendência, ou à unidade ou em ‘packs’ de seis ou doze latas.
Tendo começado como um projecto pioneiro apadrinhado pela Associação Nacional da Indústria de Conservas de Peixe (ANIP), o aumento das lojas existentes são uma prova do sucesso do negócio. Aliás, a aposta em Macau e, mais tarde, em Hong Kong, que são portas de entrada no mercado asiático, não foi mais que o resultado de anos e anos de relações comerciais privilegiadas e de exportações. Com impacto imediato nos turistas da capital, rapidamente a loja passou a integrar o percurso de compras turísticas de Lisboa. Hoje em dia, “verifica- -se uma procura cada vez maior do público português, nomeadamente no mês de Dezembro, com 95% de visitas nacionais. As conservas tornaram-se em Portugal, o sucesso que são há muito no estrangeiro!”, refere Sara Costa, responsável de loja. É neste âmbito que a ANIP acabou de criar um projecto ainda mais inovador que vai certamente acertar em cheio no coração dos portugueses e não só! A criação de um restaurante em plena Baixa Lisboeta, onde a conserva é a grande estrela. Este novo espaço pretende oferecer uma experiência gastronómica de qualidade verdadeiramente portuguesa a um preço controlado. Também a loja da rua do Arsenal está a surpreender com o novo ‘corner’ alimentar onde os clientes podem degustar algumas das receitas existentes em loja.
As conservas ganharam novo alento neste projeto “A Loja das Conservas” e prometem continuar a surpreender aqui e lá fora.