Segunda-feira, Maio 29, 2023

Fundação Louis Vuitton: Um local onde a Arte e a Cultura estão na “moda”

Visitar a Fundação Louis Vuitton (FLV) é uma experiência inesquecível para quem gosta de arte e arquitectura e, sobretudo, para quem procura fazer um passeio diferente por Paris, fora dos pontos turísticos mais tradicionais. Um museu de arte e centro cultural patrocinado pelo grupo LVMH, a holding francesa especializada em artigos de luxo.

Larissa Göldner

Afastada do centro da cidade e cercada por uma ampla área verde, a Fundação Louis Vuitton (FLV) fica no 16th arrondisement, ao lado do Jardin d’Acclimatation, no parque parisiense Bois de Boulogne. A Fundação dedica-se “à promoção e ao fomento da criação artística contemporânea” e o edifício onde se insere foi idealizado pelo arquitecto Frank Gehry. O espaço, que custou cerca de 140 milhões de euros, foi encomendado pelo milionário Bernard Arnault, presidente e CEO da LVMH – Moet Hennessey Louis-Vuitton, a maior empresa do mundo de bens de luxo.
Em 2001, Bernard Arnault procurou o arquitecto Frank Gehry para falarem sobre o projecto, que tinha como objectivo ser uma plataforma para diversos programas culturais. O desenho do edifício contemplava 12 velas de vidro, reflectindo a sua paixão de longa data pelo desporto da vela e dando ao projecto a sua transparência e sentido de movimento, permitindo que a construção retrate a água, bosques e jardim, e que mude continuamente com a luz.
Gehry procurou projectar em Paris uma embarcação magnífica que simbolizasse a vocação cultural de França. Após sete anos de disputa para obter as autorizações necessárias, a construção começou em 2008. O edifício, concluído em 2014, é uma verdadeira obra de arte e sediou o desfile da Louis Vuitton antes de abrir ao público em Outubro do mesmo ano.
Composto por enormes placas de vidro sobrepostas, a estrutura oferece aos visitantes um novo detalhe cada vez que é visitada, sendo de destacar determinadas características como o vidro curvo, os 3.600 painéis que formam as doze velas ou os 19.000 painéis de Ductal. O icónico edifício conta com formas futuristas e funciona como centro cultural, sediando exposições, concertos, congressos e instalações multimédia.
Segundo palavras de Bernard Arnault: “Queríamos apresentar a Paris um espaço extraordinário para a arte e cultura e demonstrar ousadia e emoção ao confiar a Frank Gehry a construção de um edifício icónico do século XXI”.
A Fundação Louis Vuitton é uma enorme galeria de arte moderna que tem uma exposição permanente com obras da fundação e da colecção privada de Bernard Arnault.

(Fotos gentilmente cedidas pela Fundação Louis Vuitton)

Partilhe este artigo:

- Advertisement -
- Advertisement -

Artigos recentes | Recent articles

A palavra que está na ordem do dia e que todos queremos seguir

O contexto social e económico que estamos a viver, com o período pós pandemia e a guerra na Ucrânia, fez despertar em nós a consciência de quanto somos vulneráveis. Não só em relação ao ambiente, mas também no que diz respeito a questões sociais e económicas, se nada fizermos poderemos colocar em risco a própria humanidade.

O avanço da sustentabilidade nas empresas e no (novo) Governo

No novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou ao poder democraticamente em janeiro de 2023, a promessa é que o tema será tratado, assim como nas corporações, de forma transversal reunindo quase duas dezenas de ministérios.

Sustainability reporting: the point of no return

The sustainability topic has emerged as front and centre for any business model nowadays, with an increasingly demanding regulatory framework, calling both for transparency and action from leaders and managers.

Mais na Prémio

More at Prémio

- Advertisement -