Sábado, Julho 27, 2024

Bienal de São Paulo: Livros na bagagem portuguesa

Portugal vai estar representado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo “Portugal País Convidado” 2022, entre 2 e 10 de Julho próximos, com um espaço próprio, uma iniciativa que conta com o envolvimento da AICEP.

Uma frase de Valter Hugo Mãe dá o mote para a participação portuguesa – “É urgente viver encantado”. Um mote que expressa o reencontro e a partilha entre autores de língua portuguesa e o público brasileiro.

Portugal terá um ‘stand’ de 500 m2 que inclui um auditório, uma livraria, um espaço infantojuvenil e uma zona multiusos. A jornalista e escritora Isabel Lucas é a curadora da programação de Portugal.

Os escritores, ilustradores e ‘chefs’ que integram a comitiva portuguesa estarão em diálogo com autores brasileiros, num programa que contribuirá para promover o conhecimento e o interesse pela literatura portuguesa, e também por Portugal enquanto destino literário, cultural e turístico, de acordo com uma nota da AICEP.

Antes, entre 29 de Junho e 1 de Julho, decorre a “Rodada de Negócios”, onde 10 editores portugueses convidados pela Câmara Brasileira do Livro estarão presentes.

O sector Editorial e Livreiro tem vindo a ser alvo de atenção especial da AICEP, no âmbito do apoio à promoção e internacionalização dos agentes económicos nacionais, com a implementação de acções como os “Encontros de Editores”, onde editores estrangeiros convidados a visitarem Portugal mantêm encontros com editores portugueses. Pretende-se potenciar a tradução de obras em língua portuguesa e contribuir para o aumento da visibilidade de novos autores no mercado, explica a AICEP.

Organizada pela Câmara Brasileira do Livro, a Bienal reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras de livros do Brasil, tendo uma programação cultural abrangente (ver caixa).

Portugal Inova

Para além de todo o envolvimento da AICEP na organização desta participação, será ainda organizada a acção “Portugal Inova”, com foco na Indústria Gráfica dos dois países, que decorrerá durante a Bienal no Pavilhão de Portugal.

O “Portugal Inova” é uma acção que tem vindo a ser organizada no Brasil pela Delegação da AICEP em São Paulo e que pretende, através de conversas interactivas, disponibilizar ao mercado brasileiro informação relacionada com a oferta portuguesa (empresas, bens e serviços), destacando a componente de inovação transversal a todos os seus sectores.

Partilhe este artigo:

- Advertisement -
- Advertisement -

Artigos recentes | Recent articles

Um país na flor da idade

Nos últimos 20 anos Angola sofreu inúmeras transformações, desde a mais simples até à mais complexa. Realizou quatro eleições legislativas, participou pela primeira vez numa fase final de um campeonato do mundo, realizou o CAN e colocou um satélite em órbita.

David Cameron

David Cameron foi Primeiro-Ministro do Reino Unido entre 2010 e 2016, liderando o primeiro Governo de coligação britânico em quase 70 anos e, nas eleições gerais de 2015, formando o primeiro Governo de maioria conservadora no Reino Unido em mais de duas décadas.

Cameron chegou ao poder em 2010, num momento de crise económica e com um desafio fiscal sem precedentes. Sob a sua liderança, a economia do Reino Unido transformou-se. O défice foi reduzido em mais de dois terços, foram criadas um milhão de empresas e um número recorde de postos de trabalho, tornando-se a Grã-Bretanha a economia avançada com o crescimento mais rápido do mundo.

Conferências com chancela CV&A

Ao longo de duas décadas, a CV&A tem vindo a promover conferências de relevo e interesse nacional, com a presença de diversos ex-chefes de Estado e de Governo e dirigentes políticos de influência mundial.

Mais na Prémio

More at Prémio

- Advertisement -