Quarta-feira, Abril 24, 2024

Uma Volta ao Planeta Ronaldo

NO UNIVERSO DA VIDA DE CR7 ENTRAM TRABALHO, AMBIÇÃO, MOTIVAÇÃO E CONQUISTA. ENTRAM AINDA GANHOS ESTRATOSFÉRICOS, POLÉMICAS, MUITA CURIOSIDADE E MARCAS EM FILA A PEDIREM-LHE PARA SER SEU EMBAIXADOR. RONALDO SABE QUE DENTRO DE POUCOS ANOS PASSARÁ A PASTA A UM SUCESSOR, MAS NÃO DESISTE DE LUTAR PARA SE MANTER NO TOPO. QUER SOMAR NA ESTANTE SETE BOLAS DE OURO E SEGURAR NO COLO SETE FILHOS. CONTINUA NOS TREINOS…

“Quero conquistar sete bolas de ouro e ter sete filhos”.

Esta meta ambiciosa do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, de 32 anos, parece megalómana, mas não o é. O nome e a imagem de Cristiano Ronaldo, que cada vez mais se confunde com a sigla planetária CR7, são duas faces de uma máquina de Marketing bem oleada que factura, sem parar, centenas de milhões de euros todos os anos em negócios muito variados.

A marca CR7 arrasta uma legião de centenas de milhões de seguidores fiéis e atentos nas redes sociais. O nome Ronaldo desperta curiosidade, paixões e ódios em todo o mundo. Antes de tudo o mais, a sigla CR7 agita a adrenalina nas bancadas quando finta os adversários e marca golos. E que golos! 622 tentos já marcados ao longo da sua carreira, quase todos com mestria, força e velocidade estratosférica.

Fora das quatro linhas, só a vida privada de Cristiano, e por inerência a dos seus familiares, daria um suculento ‘reality show’, repleto de peripécias e polémicas. Estão lá todos os ingredientes para o sucesso: desde as acusações de fuga aos impostos pelo fisco espanhol, a existência de supostas ‘offshores’, gastos milionários com carros, férias e compras de luxo, mas também ajudas em segredo a pessoas que sofrem, as peripécias da vida da mãe e dos irmãos, uma pitada de supostos escândalos sexuais e depois os aparecimentos de filhos, nascidos com recurso a barrigas de aluguer de mães incógnitas. No turbilhão das notícias sensacionalistas, até o nascimento normal de uma filha de progenitora conhecida a 12 de Novembro último alimentou páginas e páginas de jornais, ilustrou quilómetros de revistas e abriu blocos noticiosos de televisões em todo o mundo.

RONALDO NÃO QUER SER APENAS “AQUELA MÁQUINA”

Ronaldo é só, e apenas, um homem sonhador que cresceu pobre na ilha da Madeira com o dom de jogar bem futebol, aptidão que aperfeiçoou com muito trabalho. Privou-se de brincar no final da infância e absteve-se de muitos outros prazeres na adolescência para chegar ao topo.  A estrela planetária – que sabe e luta ano após ano para se manter com o estatuto de melhor jogador do mundo – tem fama de ser o primeiro a chegar aos treinos e de ser o último a sair. E por isso lamenta, muitas vezes, que olhem para si apenas como uma máquina: dentro e fora de campo.

Na vida privada, depois de algumas relações que findaram, acabou por encontrar na argentina Georgina Rodriguez, de 23 anos, o estereótipo de mulher que procurava. Em menos de um ano, a vida do melhor jogador do mundo mudou radicalmente. Tanto que acabou por ser com ela que escolheu ter uma filha, recém-nascida, a quem chamou Alana Martina. Depois de ter conquistado o mundo com as suas capacidades desportivas, Ronaldo encontrou a humanidade e tornou-se um maduro e adulto pai de família. À medida que cresce, a sua nova família está, cada vez mais, a transformar-se no refúgio para os maus e bons momentos do craque.  Durante sete anos, CR7 contou com a presença exclusiva de Cristiano Júnior para todos os momentos, mas, subitamente, em menos de um ano, quatro novos elementos juntaram-se à família. Georgina é desde Setembro de 2016 a namorada que o jogador trata carinhosamente por “Gio” ou “Bebecita” (“Bebezinha” em português). Em Junho, aportaram ao clã, vindos directamente de uma barriga de aluguer nos Estados Unidos da América, os gémeos Mateo e Eva, aos quais agora se juntou Alana Martina, a bebé de “Gio”, que já era famosa antes mesmo de ter nascido em Novembro último.

Para fechar o ciclo, e manter vivo o desejo do jogador, só faltam três filhos para atingir a meta pessoal dos sete descendentes. Focado como é, esse objectivo será tangível para o madeirense de 32 anos.

TÍTULOS PESSOAIS

Cristiano Ronaldo CR7
  • Troféu Bravo (melhor sub-23 da Europa) – 2004
  • Melhor marcador do campeonato Inglês – 2007/2008
  • Melhor marcador da Liga dos Campeões – 2007/2008, 2012/2013, 2013/2014, 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017
  • “Bota de Ouro” – 2007/2008, 2010/2011, 2013/2014 e 2014/2015
  • “Bola de Ouro” do ‘France Football’ – 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017
  • Melhor marcador da Liga espanhola – 2010/2011, 2013/2014 e 2014/15
  • MVP (Jogador Mais Valioso) da Liga espanhola – 2012/2013
  • Melhor jogador da Liga espanhola – 2013/14
  • Melhor jogador na Europa da UEFA – 2013/2014, 2015/2016 e 2016/2017
  • Melhor marcador da história da seleção portuguesa (79 golos)
  • Melhor marcador da história do Real Madrid (412 golos)
  • Melhor marcador da histórias das taças europeias (103 golos)
  • Melhor marcador da história da Taça/Liga dos Campeões (111 golos)

Se o objectivo dos sete filhos parece fácil de alcançar para Ronaldo, já a meta das sete bolas de ouro (tem cinco conquistadas) já não dependem exclusivamente dele, mas muito do seu trabalho, esforço, motivação e também dos votos dos jurados da FIFA (Federação Internacional de Futebol). Por enquanto as metas desportivas e financeiras impressionam e reflectem números que a maior parte das pessoas nem consegue imaginar. Depois de em 2003 ter deixado o Sporting Clube de Portugal (SCP), para rumar, com um passe pago de 15 milhões de euros (então o mais caro de sempre por um jogador com 18 anos), ao Manchester United, Cristiano Ronaldo criou e engordou desde então a sua fortuna de forma exponencial.

CR7 expandiu horizontes e tornou-se transversal a todos os continentes. Basta fazer um simples exercício: quando se faz uma pesquisa na plataforma Google sobre Cristiano Ronaldo estanca- -se num primeiro número que surge – existem 50.300.000 de entradas de texto e imagem sobre o jogador. Daí para a frente os números não param de surpreender. CR7 é seguido por 121 milhões de seguidores na rede social Facebook (a equipa que representa, o Real de Madrid, só tem 103,5 milhões de seguidores). Mais de 49 milhões seguem o que publica na rede social Twitter. 85 milhões de pessoas acompanham as fotografias e os textos que coloca nas suas páginas pessoais e profissionais na rede Instagram. Cerca de 650 mil seguidores do craque já subscreveram o seu canal no YouTube, onde tem uma média de 10 milhões de visualizações semanais. Segundo dados compilados pela conceituada revista Forbes em 2016, só entre Junho de 2015 e Julho de 2016, Cristiano Ronaldo publicou 255 promoções a marcas que se traduziram numa valorização a curto prazo de 155 milhões de euros das mesmas.

O próprio ordenado do jogador deixa qualquer comum mortal às portas de uma apoplexia. Ronaldo renovou o contrato com o Real de Madrid até 2021 e conseguiu garantir que receberá 23,4 milhões de euros por ano, qualquer coisa como 1,9 milhões por mês, cerca de 480 mil euros por semana, 69 mil euros por dia, 2875 euros por hora, 48 euros por minuto, e, só mesmo por curiosidade, 0,80 euros por segundo. Como o jogador acredita que irá jogar até aos 40 anos, ou seja até 2025, os números não deverão ficar por aqui….

Em menos de 14 anos, o rapaz com muitas borbulhas e madeixas loiras que deu nas vistas no jogo amigável com o Manchester United – que marcou a inauguração do novo estádio de Alvalade, em Lisboa, e que os leões ganharam por 3 – 1 – tornou-se figura de proa do futebol mundial e também um ícone de moda e de um estilo de vida. Mesmo que o sonho de arrumar as chuteiras aos 40 anos não se venha a concretizar por razões físicas, os investimentos diversificados que o jogador tem realizado nos últimos anos, com o apoio da equipa do seu agente, Jorge Mendes, o mentor da Gestifute e da Polaris Sports, deverão chegar para lhe garantir uma reforma dourada e mesmo uma renda para os, por agora, quatro filhos. Entre contratos com marcas mundiais, uma cadeia de hotéis criada em parceria com o Grupo Pestana, duas discotecas onde tem uma participação, negócios de moda, aplicações para telemóveis e jogos ou gestão de redes sociais, a carteira de CR7 é um polvo lucrativo e a sua fortuna pessoal está estimada, por alto, em mais de 210 milhões de euros.

A “Goal Rich List” estimou que em 2015 a fortuna de Cristiano Ronaldo já lhe garantia o posto de jogador mais rico entre todos os futebolistas. Um ano depois, a revista Forbes anunciou que CR7 tinha sido o desportista mais bem pago de 2016, com um total de 77 milhões de euros, entre salários, bónus e 28 milhões de euros em publicidade e direitos de imagem. Longe vão os tempos em que Ronaldo ganhava 1500 euros por mês ao serviço do SCP, e desse ordenado tirava uma maquia substancial para ajudar no sustento dos familiares na ilha da Madeira. Em menos de dois anos, Cristiano estava, com apenas 20 anos e em terras inglesas a ganhar dois milhões de euros por ano, com um contrato de cinco anos na mão.

Quando o jogador se começou a destacar na Primeira Liga inglesa, quando o começaram a comparar ao seu ídolo David Beckham, Ronaldo começou a trabalha a imagem, criou uma marca própria e ganhou projecção mediática de tal modo que os contratos publicitários apareceram e ajudaram a engordar substancialmente a sua conta bancária.

Quando em 2009 chega ao Santiago Bernabeu, em Madrid, o ‘merchandising’ do jogador valia, assim que aterrou em Madrid, tanto quanto o contrato que acabara de assinar com a agremiação desportiva madrilena, numa compra de passe por 94 milhões de euros, a, até essa data, mais elevada de sempre no futebol mundial.  Além de ser o campeão de vendas de camisolas do clube merengue , Ronaldo assinou vários contratos publicitários e passou a ser o rosto de marcas como a Nike, que lhe paga 11 milhões de euros por ano, a Altice (ex-MEO) que lhe passa um cheque anual médio de três milhões de euros, a Herbalife, Clear Paris Shampoo, Sacoor Brothers, Poker Stars, Tag Heuer, XTrade ou do laboratório Abbott, ou ainda da Toyota, Emirates, Castrol, Samsung, Soccerade, Emporio Armani, Konami, do extinto Banco Espirito Santo, da KFC, Tag Heuer ou da Linic.

Além de dar a cara pela marca dos outros, Cristiano Ronaldo decidiu investir no mundo da moda e da tecnologia. Lançou modelos de meias e boxers da CR7 Underwear, criou as camisas do CR7 Shirts, lançou um perfume a seu gosto chamado Legacy, uma linha CR7 Denim e tem um modelo desenhado para si de calças desportivas Long John. Cristiano Ronaldo também lê o que de bom se escreve sobre si e sabe que a revista Forbes publicou um estudo académico que o classificou como o oitavo desportista mais valioso do mundo, a um passo des er o sétimo, o seu número de sorte. Quase de certeza que vai continuar a trabalhar para lá chegar.

EMPRESÁRIO COM “ TOQUE DE MIDAS ”

Cristiano Ronaldo não é só inteligente em termos de táctica e estratégia de jogo. O ponta-de-lança do Real de Madrid sabe que a boa cotação da sua imagem no mercado publicitário internacional não será eterna e, por isso, tem apostado num futuro sem sobressaltos. Recentemente lançou, em parceria com o Grupo Pestana, dois hotéis – um em Lisboa e outro na Madeira, a ilha onde nasceu –, mas planeia, para breve, cortar a fita de inauguração de um hotel em Madrid e outro em Nova Iorque.

Na sua terra natal abriu um Museu CR7, pagou a instalação de uma estátua sua e o governo regional baptizou o aeroporto da ilha com o seu nome, algo inédito em Portugal para uma figura pública viva.

Ronaldo sente-se grato pelas homenagens, mas não dorme à sombra de insígnias ou ordenanças. E por isso investe cada vez mais – e de forma diversificada – em negócios de lazer. Tem quota em discotecas como o Seven, no Algarve, ou o Place, em Lisboa; são dele as aplicações tecnológicas para ‘smartphones’ da marca Mobitto, a empresa VMS Communications e a BranditNext, uma empresa de multimédia com serviços de software, design e vídeo.

O CULTO DO CORPO, DO ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL. . . MAS A ALTA VELOCIDADE

Cristiano Ronaldo exibe nas suas redes sociais os músculos, cultivados muito à custa de treino intensivo. O jogador é obcecado pela boa forma física, por uma vida regrada, sem vícios, sem cigarros, álcool ou drogas, sem noitadas excessivas, sempre com um enorme cuidado com o sono e a sua alimentação.

É por isso que aos 32 anos não teme a curva descendente da maioria dos jogadores profissionais de futebol que, entre os 34 e os 35 anos, acabam por pendurar as chuteiras e abandonar os relvados. Basta olhar para o físico de Ronaldo para se perceber que ele continua a ser um atleta com elevado potencial. Submete-se a treino de força, ganho muscular, força rápida, força de potência e está no auge da sua capacidade física.

Além disso, Cristiano Ronaldo não esconde os brinquedos com que se mima e que uma de suas principais paixões são carros de alta cilindrada. E na hora de os escolher, compra-os bonitos, velozes e raros. Só em 2017, o jogador português acumulou 20 bólides na garagem, e tem deles para todos os gostos e ocasiões. A sua última aquisição foi um possante e raro Bugatti Chiron, que lhe custou 2,54 milhões de euros.

João Bernard Garcia

Partilhe este artigo:

- Advertisement -
- Advertisement -

Artigos recentes | Recent articles

Um país na flor da idade

Nos últimos 20 anos Angola sofreu inúmeras transformações, desde a mais simples até à mais complexa. Realizou quatro eleições legislativas, participou pela primeira vez numa fase final de um campeonato do mundo, realizou o CAN e colocou um satélite em órbita.

David Cameron

David Cameron foi Primeiro-Ministro do Reino Unido entre 2010 e 2016, liderando o primeiro Governo de coligação britânico em quase 70 anos e, nas eleições gerais de 2015, formando o primeiro Governo de maioria conservadora no Reino Unido em mais de duas décadas.

Cameron chegou ao poder em 2010, num momento de crise económica e com um desafio fiscal sem precedentes. Sob a sua liderança, a economia do Reino Unido transformou-se. O défice foi reduzido em mais de dois terços, foram criadas um milhão de empresas e um número recorde de postos de trabalho, tornando-se a Grã-Bretanha a economia avançada com o crescimento mais rápido do mundo.

Conferências com chancela CV&A

Ao longo de duas décadas, a CV&A tem vindo a promover conferências de relevo e interesse nacional, com a presença de diversos ex-chefes de Estado e de Governo e dirigentes políticos de influência mundial.

Mais na Prémio

More at Prémio

- Advertisement -