Quarta-feira, Abril 24, 2024

Porto: uma luz sobre as nações

Gabriel Senderowicz, Conselho de Administração, Comunidade Judaica do Porto

Uma colaboração que se destaca como um farol de esperança para outros e um redespertar da vida judaica no Porto e noutras partes.

O Porto é uma cidade de forte tradição católica. Embora a nossa cidade seja mais conhecida pela sua produção de vinho, acolhe agora também uma iniciativa pioneira inter-religiosa.

A única ilação que podemos retirar da história é que nunca aprendemos com a história. Infelizmente, o antissemitismo ressurgiu em toda a Europa. Operou uma viragem perniciosa, muitas vezes cruel. A história das pequenas comunidades judaicas é demasiadas vezes de luta pela sobrevivência. No Porto, no entanto, decidimos combater esse novo tipo de antissemitismo pela via do diálogo, colaboração e educação.

No final do ano passado, as comunidades judaica e católica do Porto uniram-se no sentido de maximizarem o que tinham em comum, em vez se focarem no que as dividia. Iniciativas inter-religiosas são comuns, mas, tanto quanto sabemos, este foi um projeto único que recolheu apoios de muitos setores, incluindo do B’nai B’rith International e do Vaticano. O próprio Papa escreveu a oferecer as suas orações e votos de apreço.

A comunidade católica do Porto tem uma história rica e invejável. Remonta ao século VI, possui um imponente Palácio Episcopal que é um marco visível e uma Diocese que compreende cerca de dois milhões de pessoas. Por outro lado, a comunidade judaica conta com cerca de 400 membros e a impressionante sinagoga Kadoori Mekor Haim, a maior da península ibérica.

Perante a inquietação que se vive na Europa, alguns membros da comunidade judaica perguntaram-se se a comunidade católica se juntaria a si no combate a essa nova iteração do antissemitismo.  Mas não através de sermões ou discussões numa câmara de ressonância, mas sim participando num projeto inter-religioso inovador.  Podemos ter ritos, rituais e idiomas diferentes, mas um ponto em comum que é a fé, a fé num poder maior que nós. E essa foi a faísca que gerou a ideia para este projeto.

O nosso projeto surgiu de um protocolo de amizade e colaboração, assinado em 2018, entre as nossas duas comunidades. Embora isso proporcionasse um entendimento mais próximo, também estávamos interessados em capitalizar o crescente relacionamento e, durante alguns meses, chegamos a acordo quanto a uma série de iniciativas de apoio a alguns membros mais vulneráveis da comunidade em geral e à volta do Porto. Trabalharemos ativamente e conjuntamente para ajudar idosos, doentes e crianças contribuindo para uma série de instituições de caridade que têm esses grupos-chave como beneficiários.

É também uma possibilidade de celebrar a riqueza da nossa herança religiosa e cultural distinta, romper com as divisões do passado e olhar juntos para uma sociedade mais tolerante e solidária. Como primeiro passo, produzimos um programa de quatro filmes, que chamam a atenção para alguns atos pouco conhecidos de bondade e tolerância religiosa, além de fornecer um relato histórico da história dos judeus no Porto desde a Idade Média até os nossos dias.  Todos os rendimentos gerados a partir dos filmes serão doados para as instituições de caridade selecionadas.

Com tanta atenção e preocupação expressas quanto ao ressurgimento do antissemitismo em todo o mundo, queremos que esta colaboração seja um farol de esperança para os outros e um despertar da vida judaica no Porto e noutras partes.

Esta iniciativa fez com que nos juntássemos em amizade para celebrar as diferenças de cada um e colaborar para ajudar os menos afortunados que nós. Pois, ao fazer isso, não apenas banimos o antissemitismo, mas unimo-nos em atos de bondade e justiça. Esta é a história que estamos a escrever agora, juntos. 

Partilhe este artigo:

- Advertisement -
- Advertisement -

Artigos recentes | Recent articles

Um país na flor da idade

Nos últimos 20 anos Angola sofreu inúmeras transformações, desde a mais simples até à mais complexa. Realizou quatro eleições legislativas, participou pela primeira vez numa fase final de um campeonato do mundo, realizou o CAN e colocou um satélite em órbita.

David Cameron

David Cameron foi Primeiro-Ministro do Reino Unido entre 2010 e 2016, liderando o primeiro Governo de coligação britânico em quase 70 anos e, nas eleições gerais de 2015, formando o primeiro Governo de maioria conservadora no Reino Unido em mais de duas décadas.

Cameron chegou ao poder em 2010, num momento de crise económica e com um desafio fiscal sem precedentes. Sob a sua liderança, a economia do Reino Unido transformou-se. O défice foi reduzido em mais de dois terços, foram criadas um milhão de empresas e um número recorde de postos de trabalho, tornando-se a Grã-Bretanha a economia avançada com o crescimento mais rápido do mundo.

Conferências com chancela CV&A

Ao longo de duas décadas, a CV&A tem vindo a promover conferências de relevo e interesse nacional, com a presença de diversos ex-chefes de Estado e de Governo e dirigentes políticos de influência mundial.

Mais na Prémio

More at Prémio

- Advertisement -