Quinta-feira, Abril 25, 2024

A marca Selecção “aos olhos” do seu patrocinador mais antigo, a Sagres | The National Football Team “in the eyes” of its oldest sponsor, Sagres

Nuno Pinto de Magalhães
Nuno Pinto de MagalhãesDiretor de Comunicação e Relações Internacionais da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas

A marca seleção está intimamente associada à Seleção Nacional de Futebol, representando esta um dos mais altos ícones da Portugalidade, exaltando a identidade nacional em cada um de nós e cuja “cereja em cima do bolo” após a classificação, no 3.º lugar, dos Magriços no Mundial de 1966, em Inglaterra, foi termos sido Campeões da Europa em 2016, em França. 

A seleção transporta para o futebol, os mais altos valores da nossa nação. As cores nacionais e a simbologia estampada nos seus equipamentos, o espírito guerreiro e mentalidade vencedora demostrados em cada jogo e a entoação emocionada do  Hino Nacional “A Portuguesa”, que precede cada disputa, são disso um grande exemplo. É infelizmente um dos poucos momentos em que todo o “mundo” Português se congrega à volta de um mesmo propósito. A proliferação das bandeiras nacionais nas janelas dos Portugueses, espalhados pelo Mundo, aquando do Europeu 2004, foi disso uma evidência! 

Também a marca Sagres tem no seu ADN a Portugalidade, evidenciada no seu nome, intimamente relacionado com o local onde se situava a escola de navegação, a Ponta de Sagres, que preparou e fomentou os nossos navegadores para a epopeia dos Descobrimentos Portugueses, bem como a sua cromática (encarnado e verde) e  iconografia (o escudo e as quinas) que acompanham a marca desde o seu lançamento, em 1940, aquando da Exposição do Mundo Português. Estrategicamente alicerçada nestes fortes atributos, a marca Sagres associa-se aos mais altos valores da Portugalidade, destacando-se o apoio, em todos os seus momentos, à Seleção Nacional de Futebol, iniciado em 1993 e renovado em 2018, por mais 6 anos, naquele que é o apoio mais antigo da Seleção e agora alargado à Taça de Portugal, à Supertaça Cândido de Oliveira e à Seleção Nacional Feminina.  

Este reforço da ligação às Seleções Nacionais é uma grande conquista e um marco para a Sagres, que assim estende uma ligação de mais de 25 anos em que a marca tudo tem feito para apoiar sempre a nossa Seleção, aquele que é o activo de excelência da marca Sagres.

O futebol, com particular destaque para a Seleção, é um tema que assume uma relevância muito grande no dia-a-dia dos nossos consumidores, tal como a nossa Cerveja Sagres. Ambas as marcas partilham com todos os Portugueses a emoção e a vivência dos pequenos prazeres da vida e o apoio à Seleção de Portugal é isso mesmo, um enorme conjunto de experiências e emoções agregador do interesse da população portuguesa em geral, de forma inclusiva e socialmente transversal.  

Mas a nossa ligação vai mais longe. Queremos ter um papel interventivo no “Futebol positivo” e continuar a desenvolver activações que aproximem os adeptos à marca e que enalteçam os valores associados ao Futebol e que são comuns à Sagres: a convivialidade, o espírito de equipa, a Portugalidade.

The national team brand is closely linked with the National Football Team, one of biggest icons of the Portuguese spirit given its capacity to reinforce the national identity in each and every one. The “cherry on top of the cake”, after the Magriços 3rd position in the 1966 World Championships in England, was there were when the country won the title of 2016 European Champion in France. 

The national team conveys through football the highest values of our nation. The national colors and the symbolism printed on their equipment, the warrior spirit and winning mentality which are clearly there in each match and the emotional intonation of the National Anthem “A Portuguesa” that precedes each match are a great example of this. This is unfortunately one of the few moments when the Portuguese “world” congregates around the same purpose. The proliferation of national flags flying from the windows of the Portuguese in all corners of the world during the European Championship in 2004, was a clear proof of this! 

The Sagres brand has the Portuguese spirit in its DNA too and in its name, a reminder of the place where the navigation school was located, at the tip of Sagres and where the navigators were prepared and encouraged to join the epopee of the Portuguese Discoveries. It is also there in its colours (red and green) and in its iconography (the coat of arms and the corners) featured in the brand since it was launched in 1940 at the Portuguese World Exhibition. The Sagres brand rests strategically on these strong attributes and relates to the highest values of Portugal, with special emphasis on the continued support to the National Football Team after 1993 and renovated in 2018 for another 6 years, the oldest support to the Portuguese National Team and now extended to the Portuguese Cup, the Supercup Cândido de Oliveira and the National Women’s Team.  

The reinforcement of this link with the National Teams is a great achievement and a milestone for Sagres, which thus extends this connection of more than 25 years during which the brand has done everything to support our National Team, the asset of excellence of the Sagres brand.

Football, and the National Team in particular, is highly relevant in the day to day of our consumers, just like our beer Sagres. Both brands share with the Portuguese the emotion and the experience of the small pleasures of life. And supporting the National Team offers precisely that, a huge set of experiences and emotions that aggregate the interest of the Portuguese population in general in an inclusive and socially transversal manner.  

But our connection goes further. We want to play an active role in “positive Football” and continue to develop brand activations that bring the fans closer to the brand and enhance Football-related values and shared also by Sagres: conviviality, team spirit and Portuguese spirit.

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