Nuno Botelho, Director Essência do Vinho
É reconfortante verificar como ao longo dos anos “a principal experiência do vinho em Portugal” consegue aprimorar-se. Essência do Vinho – Porto, que decorreu em fevereiro no Palácio da Bolsa, aportou uma nova linguagem ao setor, aproximando-o sobretudo de novos consumidores, de faixas etárias rejuvenescidas. Fidelizou esses públicos cada vez mais curiosos e exigentes, que viajam pelo mundo e que pretendem captar as novas tendências desse outro mundo, não menos fascinante, que é o vinho.
No balanço da 17ª edição um dado importa sublinhar – foram registadas 28 nacionalidades diferentes por entre os visitantes, sendo que 72,8% dos estrangeiros deslocaram-se propositadamente ao Porto para visitar o evento (um aumento de 6,2 pontos percentuais face a 2019).
Os dados constam do estudo de públicos e de impacto económico efetuado, no decorrer do Essência do Vinho – Porto 2020, pelo ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão – European Business School.
De acordo com o documento, 32% dos visitantes estiveram no evento por motivos profissionais, um crescimento de 4,2 pontos percentuais perante o ano anterior. Espanhóis, brasileiros, alemães, ingleses, franceses e norte-americanos destacam-se. Sim, Essência do Vinho – Porto consegue agregar profissionais, entusiastas e curiosos por vinho, uma combinação difícil de equilibrar e que tem ajudado sobremaneira a diferenciar o evento não apenas no calendário nacional mas, sobretudo, no contexto europeu.
Os meios digitais (44,7%) e a recomendação passa-palavra (39,1%) foram as principais formas de divulgação junto dos visitantes, tendo o grau de satisfação com o evento aumentado para 4,58 (numa escala de 1 a 5). Por entre o total de visitantes, 78,8% revelaram a intenção de regressar no próximo ano. O cálculo de impacto económico gerado da cidade, com destaque nos setores da hotelaria e restauração, mantém-se nos níveis da edição anterior, ou seja, a rondar os 3,5 milhões de euros.
Como organizadores, empreendemos um investimento significativo para trazer até ao evento comitivas internacionais de jornalistas, críticos, ‘sommeliers’ e importadores de dezenas de mercados externos. Porquê? Por acreditarmos que conhecendo na origem os artífices dos grandes vinhos portugueses, quem nos visita tornar-se-á um embaixador mais convicto de Portugal no mundo. E hoje, mais do que nunca, o vinho português vive momentos empolgantes de criatividade e de afirmação, que merecem ser enaltecidos e propalados por uma diversidade de líderes de opinião e de atores do comércio mundial.
Essência do Vinho – Porto estará de regresso ao Palácio da Bolsa de 25 a 28 de fevereiro de 2021, uma 18ª edição que promete um programa memorável para assinalar o marco da maioridade. O setor merece que assim o façamos, os nossos públicos exigem-no.